Seguidores

Tecnologia do Blogger.
domingo, 14 de junho de 2015
Prótese permite que o amputado sinta a perna novamente

Paciente recupera o tato após perder o membro
sensores na sola do pé da prótese (Foto: University of Applied Science Upper Austria)


Cientistas austríacos criaram uma prótese que permite a um amputado sentir novamente a perna perdida. A “cobaia” foi Wolfang Ranger, professor aposentado de 54 anos, que perdeu sua perna direita em 2007 por conta de um AVC. "Parece que eu tenho um pé novo. É como uma segunda oportunidade de vida”, disse Ranger. Para que a sensação fosse recuperado foram colocados sensores na sola do pé artificial, para estimular os nervos - é a primeira vez que um amputado usa uma prótese sensorial tão bem equipada.
a
Como funciona
Os cirurgiões tiveram que ligar algumas terminações nervosas de Ranger. Seis sensores foram montados na base do pé da prótese, a fim de medir a pressão do calcanhar, dedos e movimento do pé. Os sensores são responsáveis por estimular as terminações nervosas sob a pele, que acaba transmitindo os sinais para o cérebro fazendo o paciente sentir novamente a perna. "Eu já não escorrego no gelo e eu posso sentir se estou andando no cascalho, concreto, grama ou areia. Eu posso até sentir pequenas pedras", explicou Ranger.

Membro fantasma
Outro benefício da prótese sensorial foi a redução da dor excruciante do "membro fantasma" sentida por Ranger anos após à amputação. Essa dor ocorre por que o cérebro continua recebendo sensações de dor da perna amputada - mesmo que ela já não esteja lá.
Comentário:

Tenho muita curiosidade quando o assunto é medicina acho tudo fascinante,ter a capacidade de salvar vidas é glorificante.
Leio sempre revistas sobre novas invençoes que estão sendo estudadas,quase sempre aqui no blog mostro algumas delas,bimestre passado eu falei sobre o transplante de cabeça .
Um dos motivos de me interessar pela medicina e que ela atua diretamente com a tecnologia e a medida que uma se desenvolve a outra tambem se desenvolve.
Ao sair na rua deparamos com pessoas que tem membros amputados e nós querendo ou não,sentimos pena,imagina a pessoa sem esse membro mas,com um desejo de pode-lo sentir mexer novamente e a protese permite isso,penso que,elas deveriam ser mais baratas para todos poderem ser beneficiados mas,sabemos que nem sempre isso é possível.